CLINONCO - Clínica de Oncologia Médica

Endereço : Av. Nove de Julho. Nº4634/4644 - SP
  Contato : (11) 3068-0808

Câncer de próstata – Fatores de risco

O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum em homens, perdendo apenas para os tumores de pele não melanoma.  Segundo dados do INCA estima se que em 2018 sejam diagnosticados 68220 casos novos de câncer de próstata, sendo o risco estimado de 66,12 casos novos para cada 100 mil homens.

Os principais fatores de risco relacionados ao câncer de próstata são: idade, etnia, fatores genéticos, historia familiar e hábitos de vida.

  • Idade: a idade é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento do câncer de próstata, sua incidência aumenta com o passar do anos e raramente ocorre antes dos 40 anos.
  • Etnia: o câncer de próstata é mais comum em homens negros quando comparados com homens brancos ou de outras etnia. Nesses indivíduos o câncer de próstata ocorre em idade mais precoce e com mais agressividade.
  • História Familiar: homens que tiveram pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos tem uma chance aumentada de desenvolver a doença quando comparado com a população geral.
  • Fatores Genéticos: algumas alterações genéticas como a mutação do BRCA2 ou síndrome de Lynch podem aumentar o risco de câncer de próstata em uma pequena porcentagem dos pacientes.
  • Hábitos de Vida: os estudos não são conclusivos ao relacionar o câncer de próstata a determinados hábitos de vida; porém acredita se que uma dieta com baixo índice de gordura animal e rica em vegetais e legumes seria um fator protetor. Outros estudos sugerem que homens obesos possuem maiores chances de desenvolver a doença.

 

Dra. Lilian Carrano de Albuquerque – CRM: 125.115

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *