CLINONCO - Clínica de Oncologia Médica

Endereço : Av. Nove de Julho. Nº4634/4644 - SP
  Contato : (11) 3068-0808

O câncer de mama é  a principal causa de morte por câncer em mulheres  no Brasil

O câncer de mama é  a principal causa de morte por câncer em mulheres  no Brasil, quando diagnosticado precocemente as chances de cura ultrapassam 90% dos casos.

A  detecção da doença em suas fases iniciais propicia não só um aumento de sobrevida e possibilidade de cura, além de modalidades de tratamentos menos agressivas, minimizando os traumas físicos e psicológicos relacionados a terapêutica, e  um menor custo para o sistema de saúde.

A estratégia para o diagnostico do câncer de mama precoce é baseada nas recomendações do Ministério da Saude, de protocolos internacionais e de recomendações das sociedades médicas.

Primeiramente as mulheres devem estar atentas a qualquer alteração em seu corpo. Em relação ao câncer de mama os principais sinais são : aparecimento de nódulo ou caroço na mama ou axila,  mudança no formato do mamilo, pele avermelhada, irritada ou edemaciada e  saída de secreção pelo mamilo. Na presença de qualquer um desses sinais é importante procurar um médico para iniciar a investigação.

A recomendação de exames de rotina para o rastreamento do câncer de mama difere entre recomendações do ministério da saúde e das sociedades médicas e é baseado em fatores de risco para doença como idade, história pessoal e  familiar, presença de mutações genéticas.

A Sociedade Brasileira de Mastologia e a de Radiologia recomendam mamografia anual para todas as mulheres a partir dos 40 anos enquanto o Ministerio da Saude recomenda que a Mamografia seja realizada  na faixa etária dos  50 aos 69  e com periodicidade de 2 em 2 anos.

Mulheres com historia pessoal ou familiar de câncer de mama e ovário, predisposição genética como mutação do BRCA ou que realizaram radioterapia em região torácica devem realizar os exames mais precocemente .

A realização de exames não previne o aparecimento do câncer de mama;  porém é útil no diagnostico de um câncer em fase inicia reduzindo a morbimortalidade pela doença.

 

Fonte: Dra. Lilian Carrano de Albuquerque – CRM 125.115 SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *